CARNE OU FÉ? "Parte 1"
CARNE OU FÉ? ("Religiosidade da lei ou Graça de Cristo?") "Parte 1"
Vou aqui tentar desenvolver uma primeira parte, relacionada a riqueza das informações deixadas por Paulo, no capítulo 3 da carta aos Filipenses.
Faz dias que estou lendo, me deixando a disposição do Espírito Santo, para receber o entendimento deste capítulo que é fora do comum! Peço por favor a todos o ler na sua íntegra no link a seguir, isso, antes de desenvolvermos os versículos que mais chamaram a minha atenção.
https://goo.gl/rsjzKj
Sem querer me comparar ao apóstolo Paulo, mas somente querendo tentar o imitar, não me canso de repetir aqui, quanto devemos ter cuidado em não aceitar a onda e moda do "amor universal" e "ecumenismo cristã". Esta "onda" esta distorcendo a verdade que vem da palavra, e o amor verdadeiro representado por Jesus que ofereceu a sua vida ao nosso lugar. O OBJETIVO DESTAS TENDÊNCIAS, É ENFRAQUECER A IGREJA, O EDIFÍCIO QUE É O TEMPLO E CORPO DE JESUS CRISTO.
Entendo que é "complicado" usar a terminologia originalmente usada por Paulo, sem ser "classificado" como sendo alguma coisa qualquer que acaba com... "fobe".
Desta forma, são poucos, os que ousam pregar da maneira incisiva como Paulo o fazia.
As variantes permissivas do amor e as práticas "religiosas", adoradoras de todos os tipos de deuses, não passam de ser formas bem antigas de pecar.
O amor liberal promoveu a destruição de cidades ilustres, como essas de Sodoma e Gomorra. Promoveu pelo mesmo motivo a destruição de impérios como os dos romanos, gregos e até egípcios, devido também a adoração de falsos deuses.
Para estes fracassos sociais não se repetirem, vivemos hoje ainda debaixo de leis com inspirações "cristãs" porem laicas. Estas leis, respeitam a liberdade de agir e pensar, na condição de não violar ou agredir a liberdade e moralidade do próximo. Até aqui, tudo bem!
O perigo, reside nos próprios "cristãos", pela falta de atitudes, pelo esfriamento e pela adoção de estilos de vida desviados, em relação a o que nos ensina a palavra. As cartas/epístolas da bíblia, estão sendo mais do que atuais, pelo fato de quase todas alertaram a respeito dos falsos profetas, dos que se desviaram pregando um "outro evangelho", um "próprio evangelho" e até dos que negam a Jesus Cristo!
Agora e depois desta necessária introdução, vocês poderão entender melhor o sentido incisivo de Paulo. Gostaria muito que todos pudessem impregnar-se, e conseqüentemente adotassem o modo de pensar de Paulo, adquirindo o discernimento do que é verdadeiro e reflite o evangelho de Jesus Cristo, versus o que é enganação do demônio.
Abaixo vou então colar os versículos da versão NTLH para um melhor entendimento e os desenvolver.
-2 Cuidado com os que fazem coisas más, esses cachorros, que insistem em cortar o corpo! "NOTA zac4six; esta referência aqui, fala da conscisão e não tem nada a ver com algum tipo de incisões ou relação a tatuagens"
-3 Porque os que receberam a verdadeira circuncisão fomos nós, e não eles. Nós adoramos a Deus por meio do seu Espírito e nos alegramos na vida que temos em união com Cristo Jesus em vez de pormos a nossa confiança em cerimônias religiosas como a circuncisão.-
Falei na introdução de que Paulo é extremamente incisivo, classifica e define os não cristãos pelo termo "cachorros" de vida má. No que diz respeito "os que insistam em cortar o corpo no versículo 2, ele fala dos mesmos, que praticam a "concisão" judaica da lei, que para os judaicos cristãos é a "circuncisão". No versículo 3, as duas práticas, são chamadas por Paulo de: cerimônias religiosas (Religiosidade morta. Não vou explicar aqui o sentido espiritual de uma ou de outra prática. As duas tinham o mesmo objetivo de demonstração de mutilição física).
Paulo, através destes dois versículos, não esta medindo as palavras para deixar claro de que "obedecer a lei anterior a Cristo", assim como "demonstrações exteriores" ou "práticas e rituais", SÃO OBRAS MORTAS QUE NÃO TEM NADA A VER COM CRISTO e conseqüentemente com o Cristão.
Veja porque nos versículos abaixo;
-7 No passado, todas essas coisas valiam muito para mim; mas agora, por causa de Cristo, considero que não têm nenhum valor.
-8 E não somente essas coisas, mas considero tudo uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor. Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo
-9 e estar unido com ele. Eu já não procuro mais ser aceito por Deus por causa da minha obediência à lei. Pois agora é por meio da minha fé em Cristo que eu sou aceito; essa aceitação vem de Deus e se baseia na fé.-
Sem querer agredir ninguém, mas alertando, como o falei sobre os falsos profetas e falsas crenças, Paulo novamente não está "economizando" na forma de se expressar.
Ele certamente o faz assim, no objetivo de "marcar" como se fosse com um ferro quente, a boa nova que é o evangelho anunciando a graça de Jesus Cristo. No versículo 7 ele se refere as suas práticas antigas, e a sua religiosidade quando agia segundo a lei (em certas traduções segundo a "carne", que aqui signifique "lei"). Hoje em dia, essas práticas podem ser assimiladas as religiões que prezam "cerimônias religiosas", "rezas repetitivas", "adoram um Cristo morto" (estátuas e imagens), "realizam oferendas e sacrifícios", como o fazem adeptos de certas crenças de origem européia, asiática e africana.
Ele fala no versículo 7, que agora que conheceu a Jesus Cristo, estas práticas não tem mais nenhum valor. No versículo 8, ele é novamente muito incisivo, e chama estas antigas práticas dele, "UMA COMPLETA PERDA" e até de "LIXO". Quero ser bem claro e ressaltar que não sou eu quem o fala desta forma, mas somente transcrevo aqui A PALAVRA DO SENHOR. Conseqüentemente, quem insista em ser "religioso", em se endereçar a Jesus Cristo de uma maneira repetitiva e desmunida de entendimento, está perdendo seu tempo, ja que isso é considerado por Deus, como sendo LIXO.
Paulo, no versículo 9 é bem claro de que NADA PODEMOS FAZER, para sermos aceitos por Deus. Portanto, TUDO QUE NÓS FAZEMOS POR OBRIGAÇÃO, PELO HABITO, PELO COSTUME, PELA TRADIÇÃO, SE ESFORÇANDO OU AINDA POR PRIVAÇÃO, NAO ADIANTA PARA NADA! Tudo isso é comparado as praticas religiosas da antiga LEI.
DEUS ACEITA VOCÊ ATRAVÉS DA DEMONSTRAÇÃO SUA, DE QUE VOCÊ ACEITOU A CRISTO, O FILHO DELE.
Isso basea-se UNICAMENTE NA FÉ que vc tem Nele. Sem esforços, sem obrigações, mas PELA GRATUIDADE DA GRAÇA.
Abordaremos na parte 2, outras riquezas deste importante capítulo 3 da carta aos Filipenses.
Peço a Deus, para que Ele através de Seus Espírito Santo, derrame o entendimento correto segundo o Seu coração. Que toda glória seja dada a Deus, e ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Amém!
#zac4six #jesus #PeloEspírito