CARNE OU FÉ? "Parte 2" Olhando para frente na união em Cristo!
Olhando para frente na união em Cristo! "Parte 2 de CARNE OU FÉ?"
Olá meus amigos!
Falei na parte 1 desta leitura e meditação do capítulo 3 de Filipenses, que não era fácil "resumir" tantas riquezas contidas nele.
Admito, que precisei de muito tempo (uma semana para ser preciso) até entender, e isso depois de, o Espirito Santo ter me mostrado o sentido correto dos versículos 11 a 19. Vou então repassar o entendimento que recebi. O Espirito Santo, pode agir de maneira distinta e adequada, para e com cada um de nós, já que sabemos que a palavra é viva, e também é a fonte da água de vida!
Vamos então começar pelos versículos da bíblia (ARC) 12 a 16: (tem o capítulo inteiro neste link: https://goo.gl/Yj0ZCq )
-11 para ver se, de alguma maneira, eu possa chegar à ressurreição dos mortos.
-12 Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.
-13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim,
-14 prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
-15 Pelo que todos quantos já somos perfeitos sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa doutra maneira, também Deus vo-lo revelará.
-16 Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra e sintamos o mesmo.
Nestes 6 versículos, a pergunta de muitos, é certamente a seguinte: será que posso chegar ao "nível" de Paulo e também achar (como ele o fala nos vers. 12 e 15) que sou quase "perfeito"? No vers. 15 ele até afirma: "que todos quantos já somos perfeitos sintamos isto mesmo"... Você esta sentindo-se "perfeito em Deus"? (em outras versões "feito") Difícil né!
Mas calma, em grego a palavra significa também: completo, pleno e íntegro. Agora já fica mais fácil a gente entender e compara-mo nós ao Paulo. Vamos pegar o exemplo do leite... O leite pode estar em relação ao seu estado original; imperfeito quando desnatado, ou perfeito quando está pleno, completo ou integral! Entendeu agora?
O versículo 12, deve ser assimilado ao contexto do versículo 11 no qual, Paulo se refere a sua salvação justificada pela sua integridade. Ele explica no versículo 12, seu entendimento em relação a doutrina dos ensinamentos de Jesus Cristo. Substitua a palavra "perfeito" pela palavra "completo" ou ainda "íntegra". Ficou claro e fácil, não é?
No versículo 15 substitua a palavra "perfeito" pela palavra "pleno" (da maneira que o falamos dentro dos meios evangélicos: Evangelho pleno ou do Pleno evangelho"). Agora ficou também fácil, entender que Paulo refere-se ao seu entendimento, em relação ao entendimento dos mais jovens na fé, e dos recém convertidos.
O que precisamos ressaltar nestes versículos 15 e 16, é a declaração MARAVILHOSA E PODEROSA DE UNIÃO E DE CONFIANÇA relacionada aos irmãos que ainda não receberam, a revelação plena do evangelho. Ele destaca que mesmo sendo assim: "andemos segundo a mesma regra e sintamos o mesmo."
Veja como isso é importante e pode fazer toda diferença para o avivamento ou não, da igreja... Constatamos que as igrejas nas quais os anciãos deixam espaço aos mais jovens, são avivadas pelo primeiro amor, através de milagres atestando a presença de Jesus. (Marcos 16:16)
Nos versículos 19-21 a seguir, vou ainda desenvolver duas declarações de Paulo.
-17 Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.
-18 Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.
-19 O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas.
-20 Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
-21 que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.
No versículo 17, destaquei uma exortação que muitos não "gostam" pregar ou imitar. A tendência é limitar-mo nos, em imitar Jesus, Paulo, os discípulos e personagens marcantes da bíblia. Aqui, Paulo nos ensina, olhar para os irmãos que andam segundo o seu próprio exemplo (Jesus). Isso, torna-se uma maneira prática termos nas nossas congregações, referências "vivas" e não somente ligadas a personagens bíblicos.
Por fim, nos versículos 18 e 19, as palavras relacionadas ao "ventre" e nas coisas "terrenas", soavam de maneira distorcidas para mim. Em um primeiro momento, como certamente para a maioria, assimilava "ventre" aos pecados da carne, fazendo inclusive um paralelo com o "apetite" ligado ao "ventre"... apetite tanto sexual como ao relacionado a comida em excesso. Finalmente o termo "terreno", seria ligado as coisas relacionadas ao mundo (desta terra). Para mim, tudo isso retratava bem os pecados da carne em geral. Só que não é somente isso! Rsss!
Esses "desviados" e "inimigos de Cristo" nos quais Paulo refere-se no vers. 18, dos quais o deus é o ventre e pensam só em coisas terrenas. Na verdade, eles somente enxergam o próprio "EU", "Ego" e "Umbigos". São estes que pregavam que o "Messias Jesus Cristo" era só "mais um".
O que Paulo chama de coisas terrenas, são os que já falavam que tudo era somente evolutivo (o homem sendo um macaco evoluído). No versículo 19 ele chama isso de vergonhoso, e deve ser entendido da seguinte forma: eles "inverteram" o que deveria ser vergonhoso pelo orgulho, sabendo de que se estivéssemos descendentes de animais, isso, seria uma vergonha e não um motivo de orgulho. Quando nós pelo contrario, somos orgulhoso das coisas que vem do céu, sabendo que fomos criados a imagem de Deus e que não somos descendentes de animais... Por isso Paulo os chama de "inimigos de Cristo".
O capitulo 3 é realmente surpreendente! Agradeço ao Espírito Santo ter me proporcionado entendimento, e peço a Deus, lhes proporcionar um entendimento ainda maior!
Sejam todos abençoados, pela graça sem fim de Jesus Cristo! Amém!
#zac4six #jesus #PeloEspírito