Meus sonhos ou os dos outros?
Muita paz e principalmente muito entendimento! :)
É isso que estou pedindo ao Espirito Santo, em o nome de Jesus, para poder passar o entendimento correto do capítulo 2 da epístola aos Filipenses.
Há pouco tempo ainda estive me deparando (quase confrontando rsss) com pessoas, que tinham um "entendimento" deste capítulo e principalmente dos versículos retratando da humildade cristã, pelo menos confuso, para não dizer completamente enganado.
O grande problema, quando entendam-se "coisas", ou pior ainda atitudes, forjadas pelas doutrinas de certas denominações, que se dizam cristãs mas que na verdade são; "perdedoras", "sofridas", "pobres", "servas" e ainda outras conotações, retratando um Jesus castigador, atormentando sem tréguas os seus seguidores para colocar a fé deles a prova. O apresentam mais como morto e derrotado, do que ressuscitado. Estas doutrinas, podem infelizmente ter uma consequência avassaladora na vida desses "cristãs".
Para elas, o termo "humildade" citado nos versículos 1 a 11 que copiei mais abaixo, e que tem 3 sentidos diferentes, é assimilado erroneamente, aos sentidos de POBREZA (a qual significa tambem: provação e penúria) e SUBMISSÃO (a qual significa tambem: acatamento, deferência e obediência); quando justamente nesta carta aos Filipenses, ela deve ser assimilada a sua principal característica que é: SIMPLICIDADE (a qual significa tambem: sobriedade e modestia). Não são poucos, "crendo" que é através da anulação da sua própria vontade, ou reprimindo seus objetivos e sonhos, para fazer em primeiro lugar a vontade e sonhos "dos outros", está agradando a Jesus Cristo. No objetivo de não "agredir" com a forma de escrever a respeito, me "inspirei" na consideração de varias fontes eruditas falando sobre o tema, e expressando verdadeiramente o sentido deste capítulo.
Filipenses 2:1-11 NVI
"A Humildade Cristã"
-1 Se por estarmos em Cristo nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão,
-2 completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.
-3 Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.
-4 Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.
-5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,
-6 que, embora sendo Deus,não considerouue o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
-7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
-8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!
-9 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
-10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,
-11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.-
Considerações finais:
É possível fazer muitas coisas "corretas em si", mas com contendas como no Capítulo 1, onde vimos os irmãos pregar a Cristo, "por inveja e espírito de contendas". Além disso, a vaidade é um mau fruto da carne que está profundamente enraizado no coração do homem. Quantas vezes não fizemos coisas que pareciam estar bastante certas, mas com o desejo secreto de obter crédito e fama entre os nossos irmaos?
Vanglória é a raiz de muitos conflitos e divisões que distraem a mente dos cristãos.
O oposto da vanglória é a humildade de espírito, que leva a considerar os outros superiores a nós mesmos. A humildade de espírito, também leva a grandeza de espírito, mencionada no versículo 4. Se eu estou focado em mim, olhando somente nos meus próprios interesses e na minha própria glória, eu naturalmente considero só o que tem interesse para mim. Por outro lado, se eu sou centrado em Cristo, buscando Seus interesses e a Sua glória, eu começo a considerar também as coisas dos outros. E se, as coisas dos outros são realmente mais voltadas para a glória de Cristo do que as minhas coisas o são, olharei mais para as coisas dos outros, do que para as minhas coisas!
Conto verdadeiramente com a ajuda do Espírito Santo para dar o impacto LIBERTADOR que somente a verdade pode dar, a quem precisa e quer ser agraciado, pelas bênçãos de um Jesus Cristo ressuscitado e VIVO. Cristo, nos deixou como legado o Seu Espírito Santo, o qual nos confere AUTORIDADE, CURA, PAZ, FELICIDADE E TODAS AS INÚMERAS PROMESSAS DE UMA VIDA VITORIOSA!
Em o nome de Jesus, amém!
#zac4six #jesus