"Adonai" significa "Senhor" em língua Hebraica

Versículos por categorias:

sábado, 10 de setembro de 2016

Livramento, não Sofrimento! (Parte 1 de 3 - "Livramento")

A paz do Senhor Jesus Cristo esteja conosco!
Não foi por preguiça mas por causa das obras e do Espirito, que demorei até hoje para voltar e escrever sobre a carta de Pedro. Muitos a enxergam como sendo a carta escrita para a santificação, condicionada pela nossa "participação ao sofrimento de Cristo ou por causa do nome dEle".
Eu também fazia parte dos "muitos" que enxergavam isso desta maneira, mas ainda que  meio inconformado... precisei verdadeiramento de vários dias de leitura, releitura, adoração e escuta para poder escrever hoje, o que não estava conseguindo redigir por falta de sequência e coerência até então.
Agradeço e louvo o Senhor pelo entendimento que recebi, podendo agora participar da SUA GRAÇA em primeiro lugar, sendo que participar, é substituir o sofrimento do dia a dia gerado pela ausência de Jesus, pela graça de poder o servir, enfrentando qualquer possível adversidade. Isso torna-se uma participação honrosa, através de meu sacrifício espiritual, ao sacrifício real de meu Salvador Jesus Cristo.
Imagino que a maioria de vocês não conseguiu entender a grandeza do que acabei de escrever... consequentemente entender, que a palavra "sofrimento" usada por Pedro, não faz especialmente e somente referência a "dor física" (sabemos que Jesus já sofreu e já pagou o preço no nosso lugar), mas faz muito mais referência ao nosso livramento e a nossa salvaçao pela graça. Cada vez que estamos na frente de uma adversidade, temos a oportunidade de "sofrer" ou melhor, ser libertos e nos regozijar por causa do nome dEle. Vou tentar explicar... :)
Creio que sem a presença do Espírito de Deus em vocês, nenhuma "meditação", nenhum "estudo" baseado somente no entendimento terreno e racional seja capaz transmitir a grandeza, que existe na capacidade de enxergar ou assimilar "sofrimento" como sendo "graça e libertação", que é isso, no que Pedro esta se referindo.
Meditaremos os seguintes temas relacionados a primeira epístola de Pedro:
- Capítulos 1 e 2 "Sofrimento, Rocha e Geração Eleita Sacerdotal" (3 partes)
- Capitulo 3 "Batismo nas Águas"
- Capítulos 4 e 5 "Santificação, Participação ao "Pre-Julgamento" (Pre-Salvação relacionada ao Juízo Final) e a importância de congregarmos na igreja local e fazermos conseqüentemente parte da igreja como sendo Corpo de Cristo"
Hoje então vamos juntos tentar entender o capítulo 1 incluindo o início do capítulo 2 até o versículo 10. ("Sofrimento, Rocha e Geração Eleita Sacerdotal"), estarei ainda sub-dividindo esta meditação em 3 partes por ela ser de um ensinamento rico demais, para poder ser tratada de uma só vez. A seguir vão os links relacionados as 3 partes, para vocês poder acompanhar a meditação.
1Pedro 1:1-25 https://goo.gl/Qy029W
e
1Pedro 2:1-10 https://goo.gl/3srRwQ
Estou colando abaixo os 2 primeiros versículos:
"-1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia,
-2 escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas."
Em primeiro lugar, devemos destacar que Pedro esta se endereçando aos que creram em Cristo e/ou ao evangelho de Jesus Cristo. Ele mesmo esta o mencionando no versículo 1 "...aos eleitos de Deus..." e no versículo 2 "...escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus...". Além disso, Pedro já tinha sido "escolhido" para "ensinar" (veja em Lucas 22:32 "...fortaleça os seus IRMÃOS"), isso foi falado a ele por Jesus, quando ele estava ainda caminhando ao lado dEle.
Sendo assim, mais do que as outras cartas, o ensinamento contido atrás de cada frase, é muito mais alto, muito mais largo, muito mais profundo de que o próprio sentido das palavras empregadas.
Por isso, vamos precisar pedir a Deus em o nome de Jesus, sabedoria, para podermos através da intervenção do Espírito Santo, recebermos o entendimento da amplitude desta carta. Amém!
A primeira revelação e afirmação extraordinária desta carta, é o fato de que "os que crerem" serem "ELEITOS DE DEUS" e "ESCOLHIDOS DE DEUS"!!! Obrigado meu Senhor por ter me escolhido para participar e reinar junto ao Senhor! Glória a Deus!
Será que a ficha caiu mesmo? Não é "somente" pela convicção do Espirito que habita em nós que temos a certeza da nossa salvação. O fato que cremos no evangelho anunciado por Cristo,  "permanecendo firme nas provaçoes (do diabo)" nos torna escolhidos e eleitos por Deus!
Uns dirão: mas se fomos escolhidos, tipo; pre-destinados, não precisavamos crer então! Tudo já tinha sido "escrito" por Deus... Não! Claro que não! temos sim nosso livre arbítrio e por isso, é necessário a gente "crer no pleno evangelho de Jesus Cristo". É necessário também a gente ter "fé", e tê-la firme para não balançar frente as provações que o diabo nos coloca no caminho.
Veja a seguir no capítulo 2 nos versículos 6 até 9 que é necessário escolhermos crer em Jesus, e o que acontece com quem não creu. Isto "comprova" o fato de que Deus não "escolheu" no nosso lugar, apesar de Ele ter a pre-ciência de todas as coisas. (Por Ele ser Deus e conseqüentemente soberano).
1Pedro 2:6-9
"-6 Pois assim é dito na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado”.
-7 Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”,
-8 e, “pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.
-9 Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz."
Lemos no versículo 7 que para os que "crêem" a pedra é preciosa, e que para os que "não crêem" a pedra, no versículo 8, se torne uma pedra de "tropeço" porque "desobedeceram" a mensagem do evangelho. Portanto, precisamos crer para sermos salvos. Isso é claro até porque no final do versiculo 8, esta escrito do "destino", mas na condição; de quem não crê, isso porque tropeçarão e cairão. Como no versiculo 9, do "destino" mas condicionado para; quem crê, serão (pelo fato de crer) geração ELEITA, sacerdócio real, e até passarão a serem pedras vivas e chamados para serem além de real, sacerdotos santos, oferecendo sacrifícios espirituais a Deus! (veremos isso também no versículo 5, numa outra parte..).
Bom, acho que temos até agora muitas informações e elementos relacionados ao entendimento de como ocorre mesmo nossa "ELEIÇÃO", chamada "salvação" através da nossa fé (crer) em Cristo, e vou fechar esta 1era parte por aqui!
Mais para frente, veremos que somos desde já "Pre-salvos" e que já passamos a priori com sucesso por um "Pre-julgamento"! Glória a Deus! (estou ansioso para lhe escrever a respeito... as cartas de Pedro são verdadeiramento apaixonantes!)
Se precisar e para um bom entendimento, (sempre precisamos, né) podemos pedir a Deus sabedoria. Ele a da em abundância a quem a pede!
Sejam todos iluminados e abençoados em o nome de Jesus!
#zac4six #Jesus #PeloEspírito

Os melhores! - Navegador "Firefox" & E-mail "Thunderbird"

Firefox Thunderbird