Há 2000 anos que esperamos a volta de Cristo!
A paz e a graça de Cristo esteja conosco!
Hoje vamos concluir a epístola de Tiago pela meditação do capítulo mais lembrado desta epístola, quando o assunto é relacionado a eficiência da oração do justo e cura através da unção de óleo. Nesta meditação o Espirito me destacou um assunto bem menos comentado, a saber, como Tiago considere "iminente'" a volta de Cristo. Ele usa três exemplos para definir a "proximidade" da volta de Jesus Cristo. Mas, sabemos todos de que se passarem 2000 anos, e Cristo ainda não voltou...
Como que é então que devemos considerar o tempo de Cristo, o das escrituras e o tempo descrito por Tiago?
Não vou deixar de "frisar" a alusão aos ricos que aparentemente estariam "predestinados" a desgraça (vers 1)...e vou também fazer uma alusão a comentada oração com unção de óleo feita pelos anciãos ou presbíteros, (vers. 14) comparada a oração do justo (vers.16) .
Como fazemos sempre, vou colar a seguir o link pro capítulo 5 de Tiago e peço que o leiam para podermos então o desenvolver juntos. :)
https://goo.gl/LvPlef
Vamos ler os 6 primeiros versículos relacionados aos "ricos".
-1 Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a desgraça que lhes sobrevirá.
-2 A riqueza de vocês apodreceu, e as traças corroeram as suas roupas.
-3 O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes devorará a carne. Vocês acumularam bens nestes últimos dias.
-4 Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que vocês retiveram com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.
-5 Vocês viveram luxuosamente na terra, desfrutando prazeres, e fartaram-se de comida em dia de abate.
-6 Vocês têm condenado e matado o justo, sem que ele ofereça resistência.
Estes versículos foram, e talvez até hoje, são usados por certas "religiões" para "condenar" ou "culpabilizar" os "ricos". Isso ocorre quando estes versículos são usados de forma descontextualizados.
Prestem bem atenção ao contexto no qual Tiago se refere. No versículo 4, esta claro, de que Tiago esta falando dos "ricos" como sendo os "exploradores" da classe trabalhista "braçal". Vejam bem, que esta época, era época de uma relação entre mestres e escravos. Portanto, Tiago refere-se ao escravismo e conseqüentemente ao enriquecimento ilícito, ganhando dinheiro fraudando o salário dos "trabalhadores" escravizados.
CONSEQUENTEMENTE O TERMO "RICO" USADO NESTES VERSÍCULOS NÃO SE APLICA AO FATO DE POSSUIR RIQUEZAS LICITAS. OK?
Não tem como usarmos estes versículos tirando eles do seu contexto histórico original. Temos inúmeros ensinamentos relacionados a prosperidade e riqueza lícita, tanto no antigo testamento como no novo testamento.
Não vou desenvolver mais amplamente este assunto agora, mas era somente para não deixar esta dúvida no "ar"!
Pronto vamos ao o que interessa e que é a volta do cristo anunciada por Tiago com tanta insistência.
Podemos ler juntos os 3 versículos relacionados:
-7 Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera.
-8 Sejam também pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima.
-9 Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas!
Cada um destes três versículos contem uma noção exemplificada da volta certeira e praticamente iminente de Jesus Cristo.
1) No versículo 7, Tiago apesar de usar o termo paciência, da o exemplo do tempo que passa entre o plantio e a colheita dentro das estações do ano. Mesmo tirando o exemplo literal das estações e aplicando o exemplo as estação da vida do ser humano, sabendo que o outono seria então a terceira idade e que conseqüentemente a colheita, seria então esperar a volta de Cristo, mas dentro do prazo ditado pela vida de um ser humano.
2) No versículo 8, ele usa o termo próxima. Concordo até que segunda a teoria da relatividade, próxima pode ser meio que atemporal, mas confrontado com o exemplo do versículo 8 e do exemplo do versículo 9 a seguir, próxima, realmente queria dizer segundo Tiago, logo ou quase iminente!
3) No versículo 9, ele usa o termo; as portas. Aqui somente falta Jesus entrar e aparecer novamente! Exemplificar de maneira mais iminente de que isso, não tem como né!
Mas então... Já se passaram 2000 anos e Cristo ainda não voltou! Tiago teria sido muito otimista? Ou Tiago estaria até enganado?
Claro que não hein! Ele esta completamente certo e a volta de Cristo continue sendo iminente sim! Vamos tentar entender melhor a noção "tempo" para Deus e Cristo.
Em vez de dividir a Bíblia em duas partes, (antigo e novo testamento) vou comparar todo o tempo contextualizado na Bíblia com sendo uma peça de teatro em 3 atos.
1) Primeiro ato = A partir de Gênesis até o fim do livro dos Cânticos e inicio dos livros proféticos.
2) Segundo ato = A partir do inicio dos livros proféticos, Isaías anunciando a vinda do Messias e Salvador até o fim dos evangelhos, que são os quais onde é relatado o nascimento dEle Jesus Cristo, o Messias e Salvador.
3) Último e terceiro ato = A partir do livros dos Atos até hoje em dias!
Agora veja bem, estamos todos assistindo ao terceiro ato, isso ainda junto com Tiago que também já estava ou melhor esta ainda fazendo parte deste 3 ato esta acontecendo neste presente momento, não teremos mais nenhum intervalo, nenhuma pausa para estender as pernas ou ir pro banheiro.
Estamos todos aguadando ansiosos a entrada do protagonista, o grande Juizo que acabará com toda injustiça, falsidade e outras maldades que vemos acontecer desde do início da peça.
Entendeu? NÃO HAVERA UM QUARTO ATO! ESTAMOS VERDADEIRAMENTE VIVENDO O ULTIMO ATO! Por isso a iminência da volta de Cristo continue sendo real, isso mesmo após 2000 anos.
Não da para desenvolver hoje os possíveis motivos, que poderiam acelerar ou retardar a volta de Cristo. Isso vai ser o objeto de um estudo futuro...
Quero terminar destacando a seguir a diferença entre a oração dos presbítero e a oração do justo.
Vamos ler juntos os versiculos 14 até 16 relacioandos:
-14 Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor.
-15 A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado.
-16 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.
Mais uma vez, no contexto das primeiras igrejas, eram relativamento poucos os quais tinham sido ensinados e consequentemente "aptos" para orar com fé (vers. 15) para o doente e ele ser curado. Por isso, o apelo aos presbíteros ou anciãos (vers. 14) e ainda reforçado pela unção com azeite.
Precisamos recontextualizar nos tempos de hoje. Isso claro sem tirar um risco do valor e eficácia do texto, o qual pode ser perfeitamento aplicado de modo literal, porém, deixando aberta a possibilidade oferecida no versiculo 16, de extender-lo aos dias de hoje.
Assim fica bem claro que qualquer convertido a Cristo, e que NÃO TENHA PECADOS QUE NÃO TENHAM SIDO CONFESSADOS, pode orar pelo seu próximo, O QUAL SERA CURADO (...uns pelos outros para serem curados...). Tiago destaca ainda de que A ORAÇÃO DE UM JUSTO É PODEROSA E EFICAZ. Após ler isso, não precisa de mais nada para que você esteja certo de que a sua oração é tanto quanto válida, poderosa e eficaz de que a oração de um "presbítero ou ancião". Precisa somente estar LIMPO e ORAR COM FÉ. Ok! :)
Como sempre, conto com a ajuda do Espírito Santo e peço a Deus dar o entendimento completo da Sua palavra. Que todos possam receber este entendimento junto com a verdadeira paz, que somente nosso grande e adorado Senhor Jesus Cristo pode nos proporcionar!
#zac4six #Jesus #PeloEspírito