Domínio próprio... essência da perfeição.
Domínio próprio... essência da perfeição.
Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor. Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo. (Tiago 3:1-2)
Gosto iniciar as meditações usando a própria fala das escrituras o que de cara nos faz mergulhar no que interessa!
Este capítulo 3 de Tiago é muito conhecido por falar da língua, sendo comparada no vers. 6 a um membro que contamina o corpo por inteiro, que, incendiada pelo próprio inferno consegue por sua vez, incendiar o curso das nossas vidas. No vers. 8 a língua é comparada a um mal incontrolável e mortífero.
(Para quem precisar segue o link do capitulo 3 de Tiago: https://goo.gl/lDn886)
Pronto! vamos ver agora o que o Espirito nos ensina para podermos então "contornar" para não nos deixarmos levar a morte espiritual por este membro nem tanto insignificante, mas ao contrario mudarmos nossa direção, usando nossa língua como sendo um "leme" dominado pela sabedoria Divina, como mencionado nos versículos 17 e 18.
Antes de passar no assunto "mortífero" rsss, quero só ressaltar o teor do versículo 1 a seguir, relacionado aos "mestres" da palavra.
"-1 Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor.-"
Para entender este versículo de uma maneira mais acessível, podemos então deduzir dele, que não precisamos "decorar" a palavra e nem saber de cor onde encontramos tal ou tal assunto ou versículo na bíblia.
Isso NÃO nos tornaria "melhores" aos olhos de Deus. Ok?! :)
Ao contrário... Os que ensinam devem ter um cuidado muito rigoroso em não o fazer seguindo a própria sabedoria terrestre (vers. 15), mas o fazer dirigido pela sabedoria que vem de Deus (vers. 17).
Agora vamos ver como faremos para dominarmos este pequeno membro mortal tanto para nós (espiritualmente), como também para os outros, que matamos contaminando-os, com palavras envenenadas...
Para facilitar ao extremo o modo de proceder, vou limita-me aos três seguintes fatos:
1) O TROPEÇO (no vers. 2)
2) O FREIO (no vers. 3)
3) A DIREÇÃO (no vers. 4)
A seguir vamos ler então estes 3 versículos que resumam bem a atitude a adotar, para conseguirmos os bons frutos descritos no último versículo do capítulo:
-2 ...Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.
-3 Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo.
-4 Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto.-
Para podermos chegar o mais próximo possível da perfeição e do domínio próprio, como mencionado no versículo 2 a seguir...
-"Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo."-
...vamos então precisar começar na ordem inversa, pegando o exemplo do versículo 4 e depois do 3 para assim podermos os praticar e os ver se realizar em nossas vidas, da mesma maneira que descrito no versículo 2!
(vers. 4) Somos nós que pilotamos e consequentemente nós, que escolhemos a direção na qual queremos ir. A partir de agora então, não vamos mais usar somente nossos pés, ou até mesmo nossa mente para dirigirmo-nos! Vamos usar o que melhor nos defina na frente dos outros. O que demonstra de qual lado nós somos e para quem torcemos. São nossas palavras que nos levem, para frente, para direita para esquerda ou até para trás.
Mas se até então não conseguimos, como faremos isso?
Vejam abaixo que com um pouco de "boa vontade", mas principalmente aplicando na prática os ensinamentos, não é bicho de sete cabeças e dá sim, para conseguir!
(vers. 3) Usando um freio na nossa boca vamos controlar nosso corpo todo e consequentemente nossa direção também.
Primeiramente, vamos parar de falar qualquer coisa de boca para fora, para nos engrandecer ou coisas do tipo.
Segundo, para conseguirmos mesmo, vamos precisar da sabedoria que vem de Deus. Lembrando do capítulo 1 vers. 5 deste mesmo Tiago, no qual está escrito que podemos a pedir a Deus, sabendo que Ele a dá (a sabedoria) livremente e com boa vontade!
Mas por favor... tem que a pedir de verdade... de joelho, orando, suplicando e clamando a Deus. Ela (a sabedoria e consequentemente o freio), não vão nos cair na cabeça, se a gente não o quer de todo o nosso coração. Ok?!
(vers. 2) Fazendo isso, creio sim, que é possível vivermos ou pelo menos chegarmos, perto da realidade do versículo 2, a saber:
"Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo."
Sei que Deus é bom além do que a gente imagina. A quem pedir com coração sincero, Ele fará muito mais do que poderiamos esperar, para chegarmos a perfeição em Cristo.
Peço em o nome de Jesus que Deus os abençoe com toda a Sua sabedoria!
#zac4six #PeloEspírito